Minerar em Casa Compensa?

A resposta para esta pergunta é muito relativa. O quê mais desmotiva todo brasileiro na hora de minerar altcoins, ou até mesmo o Bitcoin, para quem possui uma S9 por exemplo, é a conta da energia elétrica. Cada estado brasileiro tem uma concessionária diferente, com preços diferentes, mas todas tem algo em comum que é "meter a mão" no bolso do consumidor. Por experiência própria em minerar altcoins (zcash, zcoin, Dash, Ethereum, Bytcoin, Decred, Expanse e Monero), quero deixar para vocês uns esclarecimentos que podem ajudar vocês.

TODAS as calculadoras de mineração da internet lhe darão um resultado aproximado daquilo que poderão extrair de moeda, e todas elas já incluem a dificuldade atual da moeda, o valor do Kwh, e a maioria também calcula as taxas da pool, bastando para isso vocês indicarem. Mas tudo pode dar errado e os ganhos esperados ficarem bem aquém do esperado e calculado. Vejam o exemplo recente da D3 Antminer, recém lançada mineradora para DASH, que faz 15 Gh/s, e os mineros que compraram e receberam o primeiro lote em setembro já postaram vídeos em funcionamento. A D3 está dando entre 15 a 17 Ghash/s. Para quem acompanhou o lançamento no site da Bitmain, e utilizava os parâmetros de cálculo indicado para apurar a produção de DASH com 15 Gh/s, ficava surpreso com os iniciais 160 dólares por dia. O ROI se dava em 16 dias. Mas isso não ocorre, e agora que os primeiros mineros lançaram suas mineradoras, a dificuldade aumentou, e vocês podem conferir nesse momento, por exemplo no Cryptocompare, que ela está fazendo cerca de 70 dólares/dia.

Ainda é uma grana, porém, os revendedores dobraram o preço da mineradora. Aqui no Brasil então ocorre assim, a perspectiva de ganho diminuiu mais da metade, e o preço aumentou mais de 100%. Podem conferir no mercado livre por exemplo. Mas isso não é novidade e já aconteceu com a L3 mineradora de Litecoin. No site da Bitmain o preço da D3 ainda é o mesmo (U$ 1450,00), porém o Lote de compra agora só chegará em dezembro, quando os lotes de setembro, outubro e novembro já devem ter começado a minerar em várias partes do mundo e a dificuldade aumentado bastante, reduzindo os ganhos e aumentando o tempo de ROI. 

Então compensa minerar em casa? No meu caso específico, está compensando porque eu já tinha uma estrutura de energia solar pronta, e desperdiçava a produção de segunda a sexta, uma vez que a energia produzida era para uso apenas finais de semana. Eu recomendo para quem pensa em minerar altcoins que utilize o dinheiro da compra de rigs e compre a respectiva moeda que você deseja minerar. Faça um curso de trade e mergulhe nas principais plataformas para ganhar muito mais. Existem muitos vídeos no youtube de pessoas que vivem disso, que ganharam e perderam e ensinam muitas dicas úteis. Vocês não irão se tornar trades experientes em 1 semana, ou em 1 mês, mas com o passar do tempo se tornarão experientes o suficiente para não perderem mais. Comecem do básico, aprendam a trabalhar com pequenas quantias que não lhes farão falta, caso percam.

Eu não compro mais rigs (placas de vídeo) para minerar. Toda vez que tenho uma grana disponível, eu compro moedas em baixa para vender na alta. Em um mês, as moedas oscilam muito e se você ficar experto, pode lucrar com isso.

Obs: Existem pessoas postando vídeos na internet mostrando que a mineração em casa compensa mesmo pagando energia elétrica, porém vejam a data e a moeda que o indivíduo postou o respectivo vídeo. Meu equipamento minerava cerca de 0,32 ZEC/dia, e hoje, o mesmo equipamento, não passa de 0,05 ZEC. Cada vez que o número de mineros aumenta, para compensar o tempo de produção da moeda que deve se manter o mesmo, a dificuldade aumenta, e cada minero recebe menos. É o que acontece com todas as moedas POW. O negócio é partir para o POS. 

0 comments:

Postar um comentário

Ao comentar tenha certeza daquilo que vai escrever. Links de referência somente de sistemas que você jé testou. Por favor!

Blogarama - Investing Blogs
 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis